terça-feira, 5 de outubro de 2010

v Enquadramento do Espaço e Tempo do Micro-Relato de Mateus 28, 1-8:

-Espaço:

1Maria de Magdala e a outra Maria foram visitar o sepulcro.”; “2o anjo do Senhor, descendo do Céu, aproximou-se e removeu a pedra, sentando-se sobre ela.”; Vinde, vede o lugar onde jazia…”; 7…‘Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia.” “ 8Afastando-se rapidamente do sepulcro,” cheias de temor e de grande alegria, “as mulheres correram a dar a notícia aos discípulos.

O Sentido Político: Apenas com os dados do micro-relato, não somos capazes de encontrar o sentido político do espaço. Porem este oferece-nos a informação da presença de soldados que guardava o sepulcro. Certamente, soldados romanos, visto ser Pilatos o governador romano da Judéia.

Descrição Topográfica: A Maria de Magdala e a outra Maria dirigiam-se para o sepulcro, e foi onde lhes apareceu o anjo removeu a pedra e sentou-se sobre ela (cf. v.1). Os sepulcros eram cavados na rocha, como tal a topografia do espaço seria rochoso afastado da população.

Arquitectónico: A acção do encontro das mulheres com anjo dá-se no espaço exterior, contudo o anjo convida as mulheres a ir verificar que Jesus já não se encontra dentro do sepulcro, porém não há informação de que elas tenham entrado dentro do sepulcro. (cf. v.6)

-Linhas: Quanto às linhas podemos identificar a horizontal, que diz respeito ao anjo que desce dos Céu, e dirigiu-se às mulheres do alto da pedra (cf. v. 2 e 3).

Espaço Sémico: Podemos constatar de apesar de ser um espaço aberto e do anjo se dirigir às mulheres do alto da pedra, há um movimento de proximidade, o anjo que desce do Céu para lhe dar a notícia de ressurreição de Jesus, utilizando o verbo “Vinde”, que subentende um movimento de aproximação. Como que um “compadeceimento” pelo sofrimento dos que sofriam com a morte de Cristo. Apesar de o acontecimento as ter deixado com medo, a notícia foi motivo de alegria que as faz correr a contar aos discípulos.

Levantamento dos movimentos das personagens no Espaço

Maria de Magdala e a outra Maria

1foram visitar…”

6…Vinde, vede o lugar onde jazia7e ide depressa dizer aos seus discípulos:”

“8Afastando-se rapidamente do sepulcro,… correram a dar a notícia…”

Anjo

2…descendo do Céu, aproximou-se…”

Soldados

4…puseram-se a tremer e ficaram como mortos.”

Para além do movimento das personagens intrevenientes neste micro-relato ainda é nos fornecido o mvimento espacial de Jesus a de que este se dirige à frente deles e que os espera na Galileia, onde tudo começou (cf. v.7).

-Tempo:

1Terminado o sábado, ao romper do primeiro dia da semana.

- O tempo deste micro-relato, como podemos constatar no excerto em cima citado, tem um valor quer Factual/Mortal, quer Monumental/Simbólico. O sentido Monumental/Simbólico das mulheres irem ao sepulcro ao romper da aurora, no início do 1º dia da semana, dá um sentido simbólico de um novo começo, de uma novidade monumental que irá fazer diferença. Este romper do novo dia, da nova semana é coincidente com romper ou amanhecer da fé daquelas mulheres. Considero esta perícope de Mateus como uma cena, ou seja, o tempo da história contada é o mesmo que o tempo do relato. Este é um episódio narrativo singulativo, ou seja este aconteceu uma vez e só é contado uma vez no macro-relato.

Sem comentários:

Enviar um comentário