terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mc 5, 21-43

Mc 5, 21-43

Sequência narrativa:

Tendo em conta que uma sequência narrativa consiste num conjunto de micro-relatos, os quais apresentam o mesmo tema entre si, sendo geralmente a mesma personagem principal comum a todos.

Assim poderá identificar-se em Mc 5, 21-43 uma sequência narrativa, pois é composta por 8 micro-relatos, 21-22/ 22-24/ 24-25/ 25-30/ 30-35/ 35-38/ 38-39/ 39-43, sendo que todos se relacionam com o mesmo tema, a Cura, neste caso relativamente à filha de Jairo (Chefe da Sinagoga) e à Mulher que sofria de fluxo de sangue.

Mc 5, 21-43

21 Depois de Jesus ter atravessado, no barco, para a outra margem, reuniu-se uma grande multidão junto Dele, que continuava à beira-mar. 22 Chegou, então, um dos chefes da sinagoga, de nome Jairo e, ao vê-Lo prostrou-se a seus pés 23 e suplicou instantemente: “A minha filha está a morrer; vem impor-lhe as para que se salve e viva.” 24 Jesus partiu com ele, seguido por numerosa multidão, que o apertava.

25 Certa mulher, vitima de um fluxo de sangue havia doze anos, 26 que sofrera muito nas mãos de outros médicos e gastara todos os seus bens sem encontrar nenhum alívio, antes piorava cada vez mais, 27 tendo ouvido falar de Jesus, veio por entre a multidão e tocou-lhe, por detrás, nas vestes, 28 pois dizia: “Se ao menos tocar nem que seja as suas vestes, ficarei curada.” 29 De facto, no mesmo instante se estancou o fluxo de sangue, e sentiu no corpo que estava curada do seu mal. 29 Imediatamente Jesus, sentindo que saíra dele uma força, voltou-se para a multidão e perguntou: “Quem tocou as minhas vestes?” 31 Os discípulos responderam: “Vês que a multidão te comprime de todos os lados, e ainda perguntas: “Quem me tocou?” 32 Mas Ele continuava a olhar em volta, para ver aquela que tinha feito isso. 33 Então, a mulher, cheia de medo e a tremer, sabendo o que lhe havia acontecido, foi prostrar-se diante dele e disse toda a verdade. 34 Disse-lhe Ele: “Filha, a tua fé salvou-te; vai em paz e sê curada do teu mal.”

35 Ainda Ele estava a falar, quando, da casa do chefe da sinagoga, vieram dizer: “A tua filha morreu; de que te serve agora incomodares o Mestre?” 36 Mas Jesus, que surpreendera as palavras proferidas, disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas receio; crê somente.” 37 E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. 38 Ao chegar a casa do chefe da sinagoga, encontrou grande alvoroço e gente a chorar e gritar. 39 Entrando, disse-lhes: “Porquê todo este alarido e tantas lamentações? A menina não morreu, está a dormir.” Mas faziam troça dele. Jesus pôs fora aquela gente e, levando consigo apenas o pai, a mãe da menina e os que vinham com Ele, entrou onde ela jazia.

41 Tomando-lhe a mão, disse “Talitha qûm!”, isto é, “Menina, sou Eu que te digo: levanta-te!” 42 E logo a menina se ergueu e começou a andar, pois tinha doze anos. Todos ficaram assombrados. 43 Recomendou-lhes vivamente que ninguém soubesse do sucedido e mandou dar de comer à menina.

É importante realçar a cura da Mulher com fluxo de sangue, qual o seu papel nesta sequência narrativa, pois trata-se de um acontecimento isolado, veio reforçar a ideia da cura através da fé em Jesus, o que deverá aumentar a confiança e fé de Jairo em Jesus.

Aplicação de um esquema quinário:

Mc 5, 38-43

38 Ao chegar a casa do chefe da sinagoga, encontrou grande alvoroço e gente a chorar e gritar. 39 Entrando, disse-lhes: “Porquê todo este alarido e tantas lamentações? A menina não morreu, está a dormir.” Mas faziam troça dele. Jesus pôs fora aquela gente e, levando consigo apenas o pai, a mãe da menina e os que vinham com Ele, entrou onde ela jazia.

41 Tomando-lhe a mão, disse “Talitha qûm!”, isto é, “Menina, sou Eu que te digo: levanta-te!” 42 E logo a menina se ergueu e começou a andar, pois tinha doze anos. Todos ficaram assombrados. 43 Recomendou-lhes vivamente que ninguém soubesse do sucedido e mandou dar de comer à menina.

Situação inicial |38 Ao chegar a casa do chefe da sinagoga, encontrou grande alvoroço e gente a chorar e gritar. 39 Entrando, disse-lhes: ...”

Trata-se da situação inicial, pois dá-nos a perceber onde se encontra Jesus, em que local (casa do chefe da sinagoga) e qual o ambiente existente.

Nó | “Porquê todo este alarido e tantas lamentações? A menina não morreu, está a dormir. Mas faziam troça dele. Jesus pôs fora aquela gente e, levando consigo apenas o pai, a mãe da menina e os que vinham com Ele, ...”

Aqui surge o problema, todos consideram que a criança morreu, mas Jesus chega e explica que apenas está a dormir, o que leva a muitos a duvidarem de sua palavra.

Acção transformadora | “...entrou onde ela jazia. 41 Tomando-lhe a mão, disse “Talitha qûm!”, isto é, “Menina, sou Eu que te digo: levanta-te!”...”

Aqui culmina a acção, pois Jesus ordena à Menina que se levante, a qual todos consideram estar morta.

Desenlace |42 E logo a menina se ergueu e começou a andar, pois tinha doze anos.”

Em resultado das palavras de Jesus, dá-se ponto de viragem, a menina levanta-se, estava morta, mas afinal apenas dormia, como disse Jesus. Aqui a figura de Jesus é realçada, é reforçado a ideia da cura através da fé em Jesus, pois Jesus diz a Jairo “Crê somente”, sendo que aqui se vê a sua recompensa na crença em Jesus.

Situação final | “Todos ficaram assombrados. 43 Recomendou-lhes vivamente que ninguém soubesse do sucedido e mandou dar de comer à menina.”

Esta situação final em que todos se encontram assombrados, espantados, devido à duvida neles existente, em relação a Jesus, “A menina não morreu, está a dormir.” Mas faziam troça dele.”, reforça a ideia da cura, salvação, através da crença em Jesus, já observada anteriormente em “Filha, a tua fé salvou-te;” e “Mas Jesus, que surpreendera as palavras proferidas, disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas receio; crê somente.””.

Classificação das personagens:

Jesus | Jesus consiste numa personagem redonda, a principal que se encontra em destaque em toda a narrativa. Pois apesar de se tratar da cura de uma menina, as atenções estão viradas para Jesus, e se realmente ele consegue curar ou não.

Menina | A menina é uma personagem redonda, pelo simples facto de ter sido curada por Jesus, estando à beira da morte, chegando mesmo a estar morte, e graças a Jesus viveu.

Pai | Trata-se de uma personagem plana, a qual não sofre alterações, consistindo apenas num espectador, o qual

Mãe da menina | Trata-se de uma personagem plana, a qual não sofre alterações, consistindo apenas numa mera espectadora.

Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago (os que vinham com Jesus) | Consistem em personagem planas, tratando-se de apenas meros espectadores.

Subentende-se mais algumas pessoas, as quais troçaram de Jesus, “Mas faziam troça dele. Jesus pôs fora aquela gente...” no entanto, apenas consistem em personagens planas, as quais não intervêm directamente na acção, não sofrendo quaisquer alterações.

Classificação da intriga:

Este acontecimento consiste numa intriga de resolução, pois através da acção transformadora, espera-se algum resultado, neste caso a cura da filha de Jairo.


Sem comentários:

Enviar um comentário