sábado, 9 de outubro de 2010

Esquema quinário

 Esquema quinário
Ev. de Marcos 10

Situação inicial
46. Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto ao caminho, mendigando.

47 E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar e a dizer: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!

Acção transformadora
49 E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
50 E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se e foi ter com Jesus.
51 E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.

Deselance
52 E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu,

    Situação final
e seguiu a Jesus pelo caminho.
 
 
Ev. de Mateus 17

No Evangelho de S. Mateus, facilmente nos damos conta de que a preocupação se dirige aos judeus, da palestina e tem como objectivo mostrar como o desegnio de Deus anunciado pelo AT, se realiza em Cristo e na Igreja. A maioria das palavras de Jesus são reunidas  em cinco discursos que se delineam nas suas narrativas, ao mesmo tempo que vemos crescer a resistencia dos Judeus incredulos. O primeiro evangelho sempre  foi visto como o mais completo e o melhor construido
Em Mat 17, 14-18, assistimos algo de interessante e que o esquema quinário nos ajuda a perceber a intenção do autor. Começamos por nos deparar com uma multidão de gente em que no seio dela, surge um homem que reconhecendo Jesus como o SENHOR,  não exita em abrir seu coração. De joelhos como fala com Jesus, (, pondo-se de joelhos) é relevante  o reconhecimento da grandeza do Filho de Deus  aquele com quem ele dialoga. A seguir, expondo as suas preocupação faz-nos lembrar a seguinte questão: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á; porque todos os que pedem, recebem; os que buscam, acham; e a quem bate, se abre."(Mat, 7:7-8.) mas só é possivel com fé. No entanto diz o homem“. Senhor tem “misericordia de meu filho”… e trouxe-o …e os teus não poderam cura-lo. Reconhece em Jesus a solução mas este por sua vez, fala-lhe do crer: “ò geração incredula”. Mais uma vez observamos o que está em causa neste dialogo entre o homem e Jesus. Jesus transforma a situação procurando solucionar a questão. Por isso, faz um um apelo, um convite “trazei-mo aqui”. E sem meios termos, o deselance acontece numa atitude de repreensão que se faz ao demônio permitindo a cura do menino. É grande o sinal de fé deste homem que intercedendo pelo seu filho acreditaou na misericordia de Deus

Ev. de Mateus 17

Situação inicial
14 E, quando chegaram à multidão, aproximou-se-lhe um homem, pondo-se de joelhos diante dele e dizendo
15 Senhor tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e, muitas vezes na água; e trouxe-o aos teus discípulos e não puderam cura-lo
Acção transformadora
17 E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei eu convosco e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui.
Deselance
18 E repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele;
Situação final
e, desde aquela hora, o menino sarou. 

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