terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tipificação do milagre dum surdo-mudo Mc 7, 31-37

Tornando a sair da região de Tiro, veio por Sídon para o mar da Galileia, atravessando o território da Decápole. Trouxeram-lhe um surdo, que também falava dificilmente e rogaram-lhe que impusesse a mão sobre ele. Afastando-se com ele da multidão, Jesus meteu-lhe os dedos nos ouvidos e fez saliva com que lhe tocou a língua. Erguendo depois os olhos ao céu, suspirou, dizendo-lhe: «Effathá», que quer dizer, «abre-te!». Os ouvidos abriram-se-lhe em seguida, soltou-se-lhe a prisão da língua e começou a falar correctamente. Jesus adverti-os de que a ninguém revelassem o ocorrido; mas quanto mais, porem, lho recomendava, mais eles o apregoavam. Cheios de admiração, diziam: «Tudo fez admiravelmente. Fez ouvir os surdos e falar os mudos.»

1. O doente que se abeira de Jesus
Tornando a sair da região de Tiro, veio por Sídon para o mar da Galileia, atravessando o território da Decápole. Trouxeram-lhe um surdo, que também falava dificilmente.
2. A petição
Rogaram-lhe que impusesse a mão sobre ele.
3. A revelação da fé pelo vencimento de um obstaculo
Afastando-se com ele da multidão.
4. Jesus que toca o enfermo e pronuncia as palavras para a cura
Jesus meteu-lhe os dedos nos ouvidos e fez saliva com que lhe tocou a língua. Erguendo depois os olhos ao céu, suspirou, dizendo-lhe: «Effathá», que quer dizer, «abre-te!».
5. A cura que é realizada, o efeito
Os ouvidos abriram-se-lhe em seguida, soltou-se-lhe a prisão da língua e começou a falar correctamente.
6. A reacção dos presente que serve de atestação
Jesus adverti-os de que a ninguém revelassem o ocorrido; mas quanto mais, porem, lho recomendava, mais eles o apregoavam. Cheios de admiração, diziam: «Tudo fez admiravelmente. Fez ouvir os surdos e falar os mudos.»

Sem comentários:

Enviar um comentário