segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Enquadramento: espaço e tempo (Mt 9, 9)

Chamamento de Mateus (Mc 2,13-14; Lc 5, 27-28)
«9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-me!» E ele levantou-se e seguiu-o.» (Mt 9, 9)

Todo o relato é um relato enquadrado e Mt 9, 9 não é excepção. O enquadramento do relato tem a ver com o espaço e o tempo.

O espaço

O espaço é de grande importância pois nada acontece fora dele. O espaço neste relato (Mt 9, 9) não é indiferente à história contada pois importa saber que cobrador de impostos Mateus estava no posto de cobrança, e perante o chamamento de Jesus, levanta-se e segue-O. No entanto, há um outro dado a ter em conta. Há uma dimensão sémica no espaço dado que no inicio do relato, entre o cobrador de impostos e Jesus há um certo distanciamento. Embora quando Mateus responde ao chamamento de Jesus, este pretende acabar com esse distanciamento, pretende seguir o seu mestre como discípulo.

O tempo

Os relatos nos evangelhos têm sempre implicações temporais. Assim, neste relato deparamo-nos perante uma cena, como normalmente encontramos nos diálogos nos evangelhos, dado que o tempo entre a história contada e o tempo do relato é o mesmo. Entretanto, podemos considerar este tempo do chamamento de Mateus como um tempo factual visto que é o momento Jesus passa por ele e o chama. É um facto que aconteceu numa altura concreta, altura esta em que em Mateus se dá uma transformação de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário