quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sequência narrativa (Mt 9, 9-17)

Uma sequência narrativa é composta por um conjunto de micro-relatos. Ora, só é possível detectar estes micro-relatos por intermédio de quatro critérios: tempo, espaço, personagens e tema. A sequência narrativa faz-se sentir por meio de um fio condutor que acompanha esse conjunto de micro-relatos. O micro-relato Mt 9, 9 está inserido dentro da sequência narrativa Mt 9, 9-17:

«9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: "Segue-me!" E ele levantou-se e seguiu-o. 10Encontrando-se Jesus à mesa em sua casa, numerosos cobradores de impostos e outros pecadores vieram e sentaram-se com Ele e seus discípulos. 11Os fariseus, vendo isto, diziam aos discípulos: "Porque é que o vosso Mestre come com os cobradores de impostos e os pecadores?" 12Jesus ouviu-os e respondeu-lhes: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. 13Ide aprender o que significa: Prefiro a misericórdia ao sacrifício. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores." 14Depois, foram ter com Ele os discípulos de João, dizendo: "Porque é que nós e os fariseus jejuamos e os teus discípulos não jejuam?" 15Jesus respondeu-lhes: "Porventura podem os convidados para as núpcias estar tristes, enquanto o esposo está com eles? Porém, hão-de vir dias em que lhes será tirado o esposo e, então, hão-de jejuar." 16"Ninguém põe um remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo puxa parte do tecido e o rasgão torna-se maior. 17Nem se deita vinho novo em odres velhos; de contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho e estragam-se os odres. Mas deita-se o vinho novo em odres novos; e, desta maneira, ambas as coisas se conservam."»

Esta sequência narrativa, presente no evangelho de São Mateus, começa com o chamamento de Mateus, dado que antes deste momento importante na vida do evangelista, temos presente a cura de um paralítico (Mt 9, 1-8), o que significa que mudou o tema visto que por um lado temos a cura como tema central e depois temos o chamamento, o “segue-me!” de Jesus a Mateus. Mudam também as personagens, onde temos apenas agora Jesus e Mateus. E, o espaço também se altera, como podemos constatar já dentro desta sequência: “partindo dali”.
O termo desta sequência narrativa parece dar-se no final do versículo 17, dado que o versículo seguinte mostra o inicio de uma nova sequência narrativa, em que Jesus é abordado pelo chefe Jairo, por causa da sua filha. Com esta súplica do chefe Jairo, Jesus deixa a casa de Mateus: “Jesus, levantando-se, seguiu-o com os discípulos”. Dá-se assim, uma mudança de espaço, de personagens (com a inclusão do chefe Jairo) e principalmente de tema: a súplica para uma cura.
Se concluirmos que entre Mt 9, 9 e Mt 9, 17 temos presente uma sequência narrativa, então o que é que acontece nela? Qual o fio condutor que se faz sentir nesta sequência narrativa?
• Ora, como já vimos a sequência começa com o micro-relato do chamamento de Mateus em Mt 9, 9. Nela podemos ver que Mateus era um cobrador de impostos, que na altura do chamamento de Jesus estava “sentado no posto de cobrança”. Com isto, vemos qual o espaço em que se deu este episodio importante na vida do homem Mateus. Como é óbvio, o tema é o chamamento. As únicas personagens que se mostram presentes são Mateus e Jesus.
• Logo, após este momento, vemos o inicio de um novo micro-relato. Primeiramente, as personagens presentes para além de Jesus e Mateus (subentendido já que Jesus se encontra à mesa da sua casa), temos: “numerosos cobradores de impostos e outros pecadores”, os fariseus e os discípulos. Como já se notou, mudou-se o espaço. Já não falamos em “posto de cobrança”, mas sim “em sua casa”, referindo-se à casa de Mateus. E, o tema é acerca da presença de Jesus e os discípulos entre os pecadores e os cobradores de impostos, com Jesus a ensinar e a proclamar o Evangelho do Reino.
• Em seguida, está Jesus ainda em casa de Mateus, onde se aproximam de Jesus, outros personagens, os discípulos de João, questionando-O sobre um novo tema, o jejum. Há então um novo micro-relato, sobre a questão do jejum. Vemos um fio condutor ainda presente dado que Jesus não cessou ainda de ensinar e proclamar o Evangelho na casa de Mateus.
• Por fim, a questão dos odres velhos e dos odres novos. É um novo tema, um novo ensinamento de Jesus, mas também surge como uma conclusão deste “tempo” em que Jesus esteve a anunciar o Reino de Deus aos presentes. Subentende-se que as personagens que surgiram até então se mantenham com o Jesus, na casa de Mateus. Com esta questão conclui-se esta sequência narrativa, dado que como já vimos, em seguida surge-nos a figura do chefe Jairo, dando inicio a um novo micro-relato que não se inclui no fio condutor presente nesta sequência narrativa Mt 9, 9-17.

Sem comentários:

Enviar um comentário