sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Esquema quinário (Mt 9, 9)

Chamamento de Mateus (Mc 2,13-14; Lc 5, 27-28)
«9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-me!» E ele levantou-se e seguiu-o.» (Mt 9, 9)

Neste micro-relato (Mt 9, 9) deparamo-nos com o chamamento de Mateus. O chamamento de Mateus será o meu objecto de estudo. Em seguida, procurar-se-á aplicar o esquema quinário, tendo em conta os restantes evangelhos: Marcos (Mc 2, 13-14) e Lucas (Lc 5, 27-28).

Assim, através da situação inicial presente no micro-relato Mt 9, 9 são-nos identificados duas personagens: Jesus e Mateus. O nó apresenta-nos uma situação, e neste caso, identifica-nos Mateus como um cobrador de impostos. Num terceiro momento, na acção transformadora dá-se um momento de viragem, um momento de transformação, um momento em que vemos Jesus a agir. Jesus chama Mateus a segui-l’O. Depois, segue-se um quarto momento (desenlace), em que nos deparamos com a resolução do problema. Mateus levanta-se, ergue-se. O cobrador de impostos ouve a voz de Jesus e prepara-se para o seguir. Sucedendo-se a este momento, segue-se a situação final, onde se conclui o chamamento de Mateus. A partir deste momento, Mateus segue Jesus.
Olhando para os outros discursos, vemos que esta história tem um outro modo de ser contada. Cada um dos evangelistas tem uma arte de contar. Podemos reparar em três pormenores que diferenciam os evangelhos. Se repararmos na introdução, o evangelho de Marcos mostra-nos um pormenor que Mateus não nos diz: «13Jesus saiu de novo para a beira-mar. Toda a multidão ia ao seu encontro, e Ele ensinava-os. 14Ao passar, viu Levi, filho de Alfeu». Mateus não nos diz de onde tinha vindo Jesus. Num segundo aspecto, só o evangelho de Mateus é que identifica o cobrador de impostos como Mateus, pois os outros evangelistas tratam o cobrador de impostos por Levi, acrescentando Marcos: «o filho de Alfeu». Por fim, Lucas acrescenta um interessante pormenor ao chamamento de Mateus. Para Lucas, não basta dizer que Mateus se levantou. É importante não esquecermos que Mateus deixa tudo: «28E ele, deixando tudo, levantou-se».

Sem comentários:

Enviar um comentário