quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Fonte Q

Remover formatação da selecção
Remover formatação da selecção
A Fonte Q é parte da Teoria das duas fontes proposta por Christian Hermann Weisse e Christian Gottlob Wilke sobre as fontes dos evangelhos sinópticos de Mateus e Lucas. Representa uma suposta colecção dos ditos de Jesús de Nazaret, escrita ao redor do ano 50 d.C.

A questão sinóptica

A tradição cristã tinha estabelecido que o evangelho mais antigo era o de Mateus. Tinha-se chegado a afirmar que o evangelho segundo São Marcos era um resumo do evangelho segundo Mateus e Lucas. No entanto, Christian Hermann Weisse e Christian Gottlob Wilke, de modo independente, em 1838 concluem que o evangelho de Marcos não é um resume de Mateus e Lucas, senão que é anterior a eles e lhes serve de fonte. Ademais, Weisse estabeleceu a teoria de que existia uma fonte comum a Mateus e Lucas. Johannes Weiss, em 1890, denominou com a letra Q a esta fonte (de Quelle que significa fonte em alemão). Surge assim a hipótese das duas fontes:

· A Fonte Q

· O Evangelho segundo São Marcos

A teoria das duas fontes foi analisada e sistematizada por Heinrich Julius Holtzmann.

A Fonte Q

Também denominado colecção dos ditos de Jesus, ou logia (em grego, ditos).

Considera-se que é uma tradição, oral ou escrita, amplamente difundida no mundo cristão da primeira metade do século I, e que serviu de base para a confecção dos evangelhos sinópticos, e também para a de alguns apócrifos.

Fazendo um profundo estudo de harmonização dos evangelhos canónicos, pode-se fazer uma hipótese muito possível da ordem de composição dos evangelhos:

Ano 50: Mateus escreve os "logia", isto é os ditos de Jesus. Isto é asseverado por Papías (130 d.C.). Esta seria a que se chama "Fonte Q": o primeiro evangelho.

Ano 55: Mateus introduz aos "logia", todas as vivências; é seu primeiro evangelho em aramaico, sem a parte da infância.

Ano 62: Marcos escreve seu evangelho em grego, por pedido da comunidade romana, quem sabia que Marcos era o tradutor de Pedro e o tinha ouvido pregar numerosas vezes.

Ano 63: Lucas, discípulo de Paulo, escreve seu evangelho em grego.

Ano 64: Mateus traduz seu evangelho ao grego, incorporando a parte da infância e a genealogia de Jesus.

Ano 90: Juan escreve seu evangelho em grego.

Tem tido também uma grande importância no movimento de Busca do Jesus histórico, já que se supõe que esta tradição se formou entre o ano em que morreu Jesus de Nazaré (para o ano 36) e a formação dos evangelhos de Mateus e Lucas, para o ano 80. Isto situa a confecção dos ditos de Jesus em um período de tempo mais próximo da personagem que estes dois evangelhos.

O conteúdo deste artigo incorpora material de uma entrada da Enciclopedia Livre Universal, publicada em espanhol, Creative Commons Compartilhar-Igual 3.0.

Sem comentários:

Enviar um comentário