domingo, 31 de outubro de 2010

Análise Narrativa 4

São Marcos ou o Evangelho das perguntas

O Evangelho de São Marcos está atravessado de inúmeras perguntas, um total de 98 perguntas, segundo a nossa contagem, e que distribuímos pelas seguintes secções: Jesus, Filho de Deus (4.1); Opositores de Jesus (4.2); Amigos de Jesus (4.3); Doentes (4.4) .
Tal número de perguntas revela a dimensão viva e dialogante do próprio Evangelho. Na sua maioria estas questões são entre Jesus e os seus opositores, o que destaca o confronto e a tensão com Jesus por parte dos seus opositores.
Na verdade, na sua maioria estas perguntas – 55 segundo a nossa contagem – são feitas pelo próprio Jesus, a primeira em Mc 2: 8-9 e a última em Mc 15: 34: «34E às três da tarde, Jesus exclamou em alta voz: “Eloí, Eloí, lemá sabachtáni?”, que quer dizer: Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?».
De notar que os opositores de Jesus fazem um total de 26 perguntas, sendo a sua última posta na boca de Pilatos em Mc 15: 14: «14Pilatos insistiu: “Que fez Ele de mal?” Mas eles gritaram ainda mais: “Crucifica-o!”».
No que aos que acompanhavam Jesus diz respeito temos um total de 15 perguntas, sendo esta a última pergunta do Evangelho de Marcos posta na boca do Anjo em Mc 16:3: «Ele disse-lhes: “Não vos assusteis! Buscais a Jesus de Nazaré, o crucificado? Ressuscitou; não está aqui. Vede o lugar onde o tinham depositado.”».
No que aos Doentes diz respeito temos duas perguntas, sendo de destacar aquela que é a primeira em todo o Evangelho: «24”Que tens a ver connosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos arruinar? Sei quem Tu és: o Santo de Deus”.». Este é o mesmo contéudo da segunda pergunta desta secção.
Após esta breve introdução apresentamos em secções distintas cada conjunto de perguntas segundo a tipologia já evidenciada e seguindo cada capítulo do Evangelho de São Marcos.

Sem comentários:

Enviar um comentário