quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Análise do episódio do cego de Jericó

Episódio: “A cura do cego de Jericó” Mc 10, 46-52
Este episódio constitui um micro relato apresentando uma mudança de espaço: saída de Jericó. Mudança de personagem, Jesus, Bartimeu e a multidão. O tema em ralação ao que antecede este relato também muda, agora o tema é um milagre com a cura do cego Bartimeu.

Situação Inicial:
Chegaram a Jericó. Quando ia a sair de Jericó com os seus discípulos e uma grande multidão, um mendigo cego, Bartimeu, o filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho.
Nó:
E ouvindo dizer que se tratava de Jesus de Nazaré, começou a gritar e a dizer: «Jesus, filho de David, tem misericórdia de mim!» Muitos repreendiam-no para o fazer calar, mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem misericórdia de mim!»
Acção transformadora:
Jesus parou e disse: «Chamai-o.» Chamaram o cego, dizendo-lhe: «Coragem, levanta-te que Ele chama-te.» E ele, atirando fora a capa, deu um salto e veio ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: «Que queres que te faça?» «Mestre, que eu veja!» - respondeu o cego. Jesus disse-lhe: «Vai, a tua fé te salvou!»
Desenlaçe:
E logo ele recuperou a vista
Situação final:
e seguiu Jesus pelo caminho.

A intriga é ao mesmo tempo de resolução e de revelação, o problema resolve-se, a cura do cego. Contudo é também de revelação pois Jesus dá-se a revelar pelo milagre operado.
O cego é uma personagem redonda, pois apresenta uma transformação, ela por acção de Jesus toma uma nova vida. Já a multidão apresenta-se como personagem plana onde a sua passividade é notória, apenas complementa a cena sem que no papel da cura tenha qualquer papel interventivo.
O espaço onde esta cena decorre é à beira do caminho, à saída de Jericó.
Tempo da mesma é quando saia de Jericó, depois de ter passado a cidade de Jericó.

Sem comentários:

Enviar um comentário