terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sequência: Mt 8,1-17

Sequência: Mt 8,1- 8,17
Nesta sequência encontramos elementos comuns a todos os micro relatos que a compõem: todos se desenvolvem na Galileia, em todos surge a figura de Jesus e todos tem como temática a cura de enfermos.
Micro relato: Mt 8,1-4
Texto: 1Ao descer da montanha, seguiram-no multidões numerosas, 2quando de repente um leproso se aproximou e se prostrou diante dele, dizendo: “Senhor se queres, tens poder para purificar-me”. 3Ele estendeu a mão e, tocando-o disse: “Eu quero, sê purificado”. E imediatamente ficou livre da sua lepra. 4Jesus lhe disse: “Cuidado, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferta prescrita por Moisés, para que lhes sirva de prova
• Esquema quinário:
Situação inicial: Ao descer da montanha, seguiram-no multidões numerosas, quando de repente um leproso se aproximou e se prostrou diante dele.
Nó: dizendo: “Senhor se queres, tens poder para purificar-me”.
Acção transformadora: Ele estendeu a mão e, tocando-o disse: “Eu quero, sê purificado”.
Desenlace: E imediatamente ficou livre da sua lepra.
Situação final: Jesus lhe disse: “Cuidado, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferta prescrita por Moisés, para que lhes sirva de prova.

• Tipo de intriga: A intriga é de resolução porque há uma cura, mas também é de revelação da pessoa de Jesus.
• Personagens:
Planos: A multidão que segue Jesus, porque não toma parte na acção
Redondos: Jesus, porque depois da cura aparece como tendo autoridade e cautela
O leproso, porque ficou curado
Em relação à temporalidade podemos dizer que os vv. 1 e 2a são uma pausa, os vv.2b a 4 constituem uma cena, além disso podemos dizer que o tempo é essencialmente cronológico.
Em relação ao espaço sobressai a vertente tipográfica do espaço, ou seja, Jesus está descendo da montanha. Isto permite-nos ressaltar a mudança que se opera entre a actividade procedente de Jesus e aquilo quem agora irá realizar na planície.

Miguel Cavaco nº114107014

Sem comentários:

Enviar um comentário