terça-feira, 19 de outubro de 2010

§ Análise das semelhanças e diferenças entre os relatos Mt 8, 23-27; Mc 4, 35-41 e Lc 8, 22-25.

Mt 8, 23-27

Mc 4, 35-41

Lc 8, 22-25

23Depois subiu para o barco e os discípulos seguiram-no. 24Levantou-se, então, no mar, uma tempestade tão violenta, que as ondas cobriam o barco; entretanto, Jesus dormia. 25Aproximando-se dele, os discípulos, despertaram-no, dizendo-lhe: “Senhor, salva-nos, que perecemos!” 26Disse-lhes Ele: “ Porque temeis, homens de pouca fé?” Então, levantando-se, falou imperiosamente aos ventos e ao mar, e sobreveio uma grande calma.

27Os homens, admirados, diziam: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

35Naquele dia ao entardecer, disse: “Passemos para a outra margem.” 36 Afastando-se da multidão, levaram-nos consigo, no barco onde estava; e havia outras embarcações com Ele. 37Desencadeou-se, então, um grande turbilhão de vento, e as ondas arrojavam-se contra o barco, de forma que este já estava quase cheio de água. 38Jesus, à popa, dormia sobre uma almofada.

39Acordaram-no e disseram-lhe:” Mestre, não te importas que pereçamos?” Ele, despertando, falou imperiosamente ao vento e disse ao mar: “Cala-te, acalma-te!” O vento serenou e fez-se grande calma. 40Depois disse-lhes: “Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41E sentiram um grande temor e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e mar obedecem?”

22Certo dia, Jesus subiu com os sues discípulos para um barco e disse-lhes: “Passemos à outra margem do lago.” E fizeram-se ao largo. 23 Enquanto navegavam, adormeceu. Um turbilhão de vendo caiu sobre o lago, e eles ficaram inundados e em perigo. 24Aproximaram-se dele e, despertando-o disseram: “ Mestre, Mestre, estamos perdidos!”

E Ele, levantando-se, ameaçou o vento e as águas, que se acalmaram; e veio a bonança. 25Disse-lhes depois, “Onde está a vossa fé?” Cheios de medo e admirados, diziam entre eles: “Quem é este homem, que até manda nos ventos e nas águas, e eles obedecem-lhe?”

As semelhanças:

Estes três relatos referem-se ao mesmo episódio, A Tempestade acalmada.

Neste episódio, Jesus e os seus discípulos encontram-se abordo de um barco, o qual fazia a travessia para a outra margem do lago.

De seguida, são surpreendidos por uma grande tempestade, no entanto, enquanto esta decorre, Jesus encontra-se dormindo. Os discípulos em pânico decidem acordar Jesus. Este acalma o vento e os mares, no entanto questiona a fé dos seus discípulos. Por fim, os relatos acabam todos com a seguinte pergunta “Quem é este, a quem até o vento e mar obedecem?”.

Em ambos os relatos de S. Mateus e S. Marcos, estes apresentam uma ligação com o relato anterior:

Mt 8, 23-27 - 23Depois subiu para o barco e os discípulos seguiram-no.”

Mc 4, 35-41 - 35Naquele dia ao entardecer, disse...”

Existe uma semelhança entre S. Marcos e S. Lucas, pois em ambos os relatos Jesus diz aos discípulos para passarem para a outra margem, algo que não nos é indicado em S. Mateus.

Outra semelhança entre S. Marcos e S. Lucas, é que Jesus após ser acordado, primeiro acalma os ventos e mares e só depois questiona a fé dos seus discípulos.

Tanto em S. Mateus como em S. Marcos Jesus fala imperiosamente com os ventos e mares.

Neste episódio Jesus mostra que à sua autoridade não escapam as forças da natureza.

Contudo, em cada Evangelho, este episódio é contado de maneira um pouco diferente, apresentando os traços gerais acima descritos, contudo com pequenas, mas significativas diferenças, consoante cada Evangelho.

As diferenças:

Analisando cada relato individualmente, será mais fácil perceber quais as diferenças que este três relatos apresentam, apesar de se referirem ao mesmo episódio.

Mt 8, 23-27

Este relato é breve, com poucos pormenores.

Podemos observar que pertence a uma sequência narrativa, pois começa com “23Depois subiu para o barco e os discípulos seguiram-no.”, sendo este depois, uma ligação referente ao relato anterior.

Neste relato não existe qualquer indicação de Jesus dizer aos discípulos para atravessarem para o outro lado, apenas entra no barcos e os discípulos seguem-no, “23Depois subiu para o barco e os discípulos seguiram-no.”

Apenas neste relato é que Jesus, após ser acordado, questiona primeiro a fé dos seus discípulos, e só depois acalma o vendo e o mar, “26Disse-lhes Ele: “ Porque temeis, homens de pouca fé?” Então, levantando-se, falou imperiosamente aos ventos e ao mar, e sobreveio uma grande calma.”, algo que nos outros Evangelhos não acontece.

A figura de Jesus apresenta-se calma e serena.

Por fim, como resultado final, os discípulos ficam admirados com Jesus, um sentimento diferente dos outros Evangelhos.

Mc 4, 35-41

Este é o maior relato deste episódio, apresenta-se cheio de pormenor, onde existe uma contextualização temporal “35Naquele dia ao entardecer...”, pormenor relativamente ao espaço circundante, “...e havia outras embarcações com Ele.”.

Existe uma preocupação extrema com os pormenores, desde onde está Jesus, e como está “38Jesus, à popa, dormia sobre uma almofada.”

Neste relato Jesus ao ser acordado, primeiro acalma os ventos e mares, e só depois questiona a fé dos seus discípulos “...Ele, despertando, falou imperiosamente ao vento e disse ao mar: “Cala-te, acalma-te!” O vento serenou e fez-se grande calma. 40Depois disse-lhes: “Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” ”.

Neste relato a figura de Jesus, é uma figura austera, apresentando-se um pouco irritado com a situação de duvida dos discípulos, “Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”.

No final os discípulos apresentam um sentimento diferente, demonstram medo relativamente à acção de Jesus “41E sentiram um grande temor e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e mar obedecem?” ”.

Lc 8, 22-25

É apenas neste Evangelho, que este episódio se apresenta como um episódio isolado, sem qualquer ligação ao episódio anterior “22Certo dia, Jesus subiu com os sues discípulos para um barco e disse-lhes...”

Trata-se de um relato curto semelhante ao de S. Mateus, no entanto apresenta mais pormenor, maior descrição dos acontecimentos, desde a fala de Jesus, à explicação que enquanto navegavam Jesus adormeceu, ““Jesus subiu com os sues discípulos para um barco e disse-lhes: “Passemos à outra margem do lago.” E fizeram-se ao largo. 23 Enquanto navegavam, adormeceu.”.

Neste relato, como foi referido anteriormente, Jesus apenas questiona a fé dos seus discípulos depois de acalmar os mares e ventos.

Aqui a figura de Jesus apresenta-se como um misto das duas figuras apresentadas nos outros Evangelhos, não tão calma e serena como em S. Mateus, nem exaltada como em S. Marcos.

Por fim, os discípulos apresentam-se admirados e com medo, um misto de sentimentos dos Evangelhos de S. Mateus (admiração) e S. Marcos ( medo), “Cheios de medo e admirados, ...”.

1 comentário:

  1. Me ajudou bastante este post. Obrigada por compartilhar. Cleo Novaes http://www.cenuc.com.br

    ResponderEliminar