domingo, 31 de outubro de 2010

Análise Narrativa 4.1

Jesus, Filho de Deus


2: 8-9 (Cura do Paralítico)

«8Jesus percebeu logo, em seu íntimo, que eles assim discorriam; e disse-lhes: «Porque discorreis assim em vossos corações? 9 Que é mais fácil? Dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega no teu catre e anda’?»

2: 25 (sobre o sábado e David)

«25Ele disse: “Nunca lestes o que fez David, quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os que estavam com ele?”»

3: 4 (Cura da mão a um homem)

«4E a eles perguntou: “É permitido ao sábado fazer bem ou fazer mal, salvar uma vida ou matá-la?”. Eles ficaram calados.»

3: 23 (Jesus e satanás)

«23Então, Jesus chamou-os e disse-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar Satanás?”»

3: 33,35 (a família de Jesus)

«33Ele respondeu: “Quem são minha mãe e meus irmãos?” (…) 35Aquele que fizer a vontade de Deus, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.»

4: 13 (sobre a parábola do semeador)

«13E acrescentou: “Não compreendeis esta parábola? Como compreendereis então todas as outras parábolas?”»

4: 21 (sobre a Luz)

«21Disse-lhes ainda: “Põe-se, porventura, a candeia debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não é para ser colocada no candelabro?”»

4: 39-40 (Jesus acalma a tempestade)

«Ele, despertando, falou imperiosamente ao vento e disse ao mar: «Cala-te, acalma-te!» O vento serenou e fez-se grande calma. 40Depois disse-lhes: “Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”»

5:9 (Cura de um possesso de Gerasa de nome “Legião”)

«9Em seguida, perguntou-lhe: “Qual é o teu nome?” Respondeu: «O meu nome é Legião, porque somos muitos.»

5:29 (Cura da mulher que sofria do fluxo de sangue)

«29De facto, no mesmo instante se estancou o fluxo de sangue, e sentiu no corpo que estava curada do seu mal. 30Imediatamente Jesus, sentindo que saíra dele uma força, voltou-se para a multidão e perguntou: “Quem tocou as minhas vestes?”»

5: 39 (Ressurreição da filha de Jairo)

«39Entrando, disse-lhes: “Porquê todo este alarido e tantas lamentações? A menina não morreu, está a dormir.”»

6: 37 (1ª Multiplicação dos pães)

«38Mas Ele perguntou: “Quantos pães tendes? Ide ver”.»

7: 17-18 (Sobre o que torna o homem impuro)

«17Quando, ao deixar a multidão, regressou a casa, os discípulos interrogaram-no acerca da parábola. 18Ele respondeu: “Também vós não compreendeis? Não percebeis que nada do que, de fora, entra no homem o pode tornar impuro, 19porque não penetra no coração mas sim no ventre, e depois é expelido em lugar próprio?”»

8: 5 (2ª Multiplicação dos pães)

«5Mas Ele perguntou: “Quantos pães tendes?” Disseram: “Sete.”»

8:12 (Fariseus pedem um sinal)

«12Jesus, suspirando profundamente, disse: “Porque pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo: sinal algum será concedido a esta geração.”»

8: 17-21 (Fermento dos fariseus)

«17Mas Ele, percebendo-o, disse: “Porque estais a discorrer que não tendes pão? Ainda não entendestes nem compreendestes? Tendes o vosso coração endurecido? 18Tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis? E não vos lembrais 19de quantos cestos cheios de pedaços recolhestes, quando parti os cinco pães para aqueles cinco mil?” Responderam: «Doze.» 20“E quando parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de bocados recolhestes?» Responderam: «Sete.» 21Disse-lhes então: “Ainda não compreendeis?”»

8: 23 (Cura do cego de Betsaida)

«23Jesus tomou-o pela mão e conduziu-o para fora da aldeia. Deitou-lhe saliva nos olhos, impôs-lhe as mãos e perguntou: “Vês alguma coisa?”»

8: 27 (Quem Sou Eu, pergunta Jesus)

«27Jesus partiu com os discípulos para as aldeias de Cesareia de Filipe. No caminho, fez aos discípulos esta pergunta: “Quem dizem os homens que Eu sou?”»

8: 27 (Quem Sou Eu, pergunta Jesus)

«29“E vós, quem dizeis que Eu sou?” – perguntou-lhes. Pedro tomou a palavra, e disse: “Tu és o Messias.”»

8: 36-37 (Condições para seguir Jesus)

«36Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? 37Ou que pode o homem dar em troca da sua vida?»

9: 12 (Vinda de Elias e anúncio da paixão)

«Jesus respondeu-lhes: “Sim; Elias, vindo primeiro, restabelecerá todas as coisas; porém, não dizem as Escrituras que o Filho do Homem tem de padecer muito e ser desprezado?”»

9: 15 (Cura de um epiléptico)

«15Assim que viu Jesus, toda a multidão ficou surpreendida e acorreu a saudá-lo. 16Ele perguntou: “Que estais a discutir uns com os outros?”»

9: 19 (Cura de um epiléptico)

«19Disse Jesus: “Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos hei-de suportar? Trazei-mo cá.”»

9: 21 (Cura de um epiléptico)

«21Jesus perguntou ao pai: “Há quanto tempo lhe sucede isto?” Respondeu: “Desde a infância”»

9: 33 (Sobre o maior no Reino)

«33Chegaram a Cafarnaúm e, quando estavam em casa, Jesus perguntou: “Que discutíeis pelo caminho?”»

9:50 (Ser sal)

«50O sal é coisa boa; mas, se o sal ficar insonso, com que haveis de o temperar? Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.»

10:3 (Sobre o divórcio)

«3Ele respondeu-lhes: “Que vos ordenou Moisés?”»

10:18 (Jovem rico)

«18Jesus disse: “Porque me chamas bom? Ninguém é bom senão um só: Deus”.»

10: 36 (O pedido de Tiago e João)

«36Disse-lhes: “Que quereis que vos faça?”»

10: 36 (O pedido de Tiago e João)

«38Jesus respondeu: “Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu bebo e receber o baptismo com que Eu sou baptizado?”»

10: 51 (Cura do cego Bartimeu)

«51Jesus perguntou-lhe: “Que queres que te faça?” “Mestre, que eu veja!” - respondeu o cego».

11: 3 (Entrada em Jerusalém, o jumento)

«3E se alguém vos perguntar: “Porque fazeis isso?” respondei: “O Senhor precisa dele;” e logo o mandará de volta.»

11: 17 (Expulsão dos vendedores do Templo)

«17E ensinava-os, dizendo: “Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos? Mas vós fizestes dela um covil de ladrões.”»

11: 29 (Autoridade de Jesus)

«29Jesus respondeu: “Também Eu vos farei uma pergunta; respondei-me e dir-vos-ei, então, com que autoridade faço estas coisas: 30O baptismo de João era do Céu, ou dos homens? Respondei-me.”»

12: 9 (Parábola do vinhateiros homicidas)

«9Que fará o dono da vinha? Regressará e exterminará os vinhateiros e entregará a vinha a outros.»

12: 15-16 (Tributo a César)

«15Jesus, conhecendo-lhes a hipocrisia, respondeu: “Porque me tentais? Trazei-me um denário para Eu ver.” 16Trouxeram-lho e Ele perguntou: “De quem é esta imagem e a inscrição?”»

12: 24 (Sobre a Ressurreição)

«24Disse Jesus: “Não andareis enganados por desconhecer as Escrituras e o poder de Deus?”»

12: 26 (Sobre a Ressurreição)

«26E acerca de os mortos ressuscitarem, não lestes no livro de Moisés, no episódio da sarça, como Deus lhe falou, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob?”»

12: 35 (Jesus Messias e Senhor de David)

«35Ensinando no templo, Jesus tomou a palavra e perguntou: “Como dizem os doutores da Lei que o Messias é filho de David?”»

12: 37 (Jesus Messias e Senhor de David)

«“37O próprio David chama-lhe Senhor; como é Ele seu filho?” E a numerosa multidão ouvia-o com agrado.»

13: 2 (Discurso escatológico)

«2Jesus respondeu: “Vês estas grandiosas construções? Não ficará delas pedra sobre pedra; tudo será destruído.”»

14: 6 (Jesus é ungido para a sepultura)

«6Mas Jesus disse: “Deixai-a. Porque estais a atormentá-la? Praticou em mim uma boa acção!”»

14: 14 (A Ceia Pascal, preparação)

«Segui-o 14e, onde ele entrar, dizei ao dono da casa: O Mestre manda dizer: “Onde está a sala em que hei-de comer a Páscoa com os meus discípulos?”»


14: 37 (Oração no Getsémani)

«37Depois, foi ter com os discípulos, encontrou-os a dormir e disse a Pedro: “Simão, dormes? Nem uma hora pudeste vigiar!”»

15: 34 (última pergunta de Jesus)

«34E às três da tarde, Jesus exclamou em alta voz: “Eloí, Eloí, lemá sabachtáni?”, que quer dizer: Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?»

Sem comentários:

Enviar um comentário