sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A Viagem em Marcos

O tema Central do Evangelho é a Viagem. É nela que o evangelho está focado. A Viagem tem 2 partes: Galileia e Tematiza Jerusalém (Longa Peregrinação em que Jesus Viaja para Jerusalém, Em Jesusalém, Páscoa). A Viagem acaba para a Galileia. Retomar o fim como um principio.
O evangelho começa no rio Jordão. Porque é que começa no Jordão. É o grau 0 de Israel. É a fronteira teológica da entrada do povo na terra Prometida. João Baptista diz “vamos começar de Novo”. O Jordão era o centro espititual. O CUMRAM fica perto do Jordão. O rio Jordão é um grande centro da renovação Judaica. Tudo começa aqui. Vamos ao ponto 0 e daqui vamos começar. Esta espécie de froteira marca aquilo que é o próprio evangelho. Há uma intensidade profética neste inicio de evangelho.
Mc 1, 1-4
1 Pregação de João Baptista (Mt 3,1-12; Lc 3,1-18; Jo 1,19-30) - 1Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2Conforme está escrito no profeta Isaías:
Eis que envio à tua frente o meu mensageiro,
a fim de preparar o teu caminho.
3Uma voz clama no deserto:
‘Preparai o caminho do Senhor,
endireitai as suas veredas.’
4João Baptista apareceu no deserto, a pregar um baptismo de arrependimento para a remissão dos pecados. 5Saíam ao seu encontro todos os da província da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados.
A referencia ao caminho é a referencia inicial ao evangelho . “preparai o caminho do Senhor”.
Temos aqui uma prolépse: indica qual é o caminho. Indica o caminnho para Jerusalém. Todo o evangelho e no inicio aparece insinuado a questão do Caminho

Mc 16, 7
7Ide, pois, e dizei aos seus discípulos e a Pedro: ‘Ele precede-vos a caminho da Galileia; lá o vereis, como vos tinha dito’.»

Temos o caminho nos vercículos iniciais e temos a galileia que é o caminho. O caminho de Jesus no Evangelho de Marcos. Manicardi defende que todo o evangelho é sandwich. As indicações temporais “preparai o caminho do Senhor”, “ voltais para a galileia”.
Estamos aqui perante o caminho.

Todo o evangelho é entendido pela viagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário