quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

2 | Evangelho S. Marcos - Algumas características do Evangelho de S. Marcos:

Algumas características do Evangelho de S. Marcos:

§ Inicio: O Evangelho começa com a palavra “principio”, ou seja, um começo, como o inicio da Bíblia. Termina com o retorno à Galileia (Mc 16, 7).

§ O Reino de Deus: Esta é a mensagem de Jesus, o Reino de Deus. As suas primeiras palavras são: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho” (Mc 1, 15).

§ A multidão: É de realçar a presença de multidões que seguem Jesus, e que muitas vezes se encontram presentes em momentos importantes. Estas multidões são muitas vezes os pobres, os doentes, cegos, surdos-mudos, ou seja, os excluídos da época.

§ Reacção perante Jesus: É frequente em Marcos, os relatos sobre os sentimentos que as pessoas apresentam relativamente a Jesus, como admiração, espanto, medo, e receio.

§ Movimento: Neste Evangelho, é comum que o incido de todas as acções narradas, comecem com um movimento, como entrar, sair, caminhar, chegar, entre outros.

§ O Caminho: Esta palavra é utilizada por diversas ocasiões. Varias descrições são feitas ao longo do caminho.

Mc 1, 2 – “...Eis que envio à tua frente o meu mensageiro, a fim de preparar o teu caminho...”

Mc 1, 3 – “...Preparai o caminho do Senhor...”

Mc 1, 16 – Jesus está muitas vezes caminhando: “Passando ao longo do mar da Galileia...”

§ Os conflitos: A mensagem de Jesus é para todos, no entanto, nem todos a aceitam, sendo que muitas vezes se geram conflitos. Ora uns estão com Jesus, ora contra ele. O verbo discutir é frequente: Mc 1,27; 8, 11; 9, 10; 14, 16; 12, 28.

§ O “Segredo Messiânico” : Neste Evangelho é bastante evidente o segredo messiânico, pois Jesus até certo ponto, proíbe que se fale sobre ele, e se diga quem ele é. Mc 1, 25; 1,34; 1,44; 3, 11-12; 5,43; 7,36; 8,26; 9,9.

Marcos evidência bem este aspecto, para os leitores possam observar o Evangelho de forma gradual, a fim de se aperceberem das implicações que envolvem Jesus, pelo facto de ser o Messias e as implicações para quem o segue e crê.

Sem comentários:

Enviar um comentário