sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Evangelho de Mateus - Judeus

Uma questão que o evangelho enfrente é a relação com o mundo judaico. O evangelho de Mateus é uma resposta cristã às acusações dos Judeus. Responder taco-taco. É uma apologia da experiencia Cristã de forma alicerante. O Cristianismo estava a ser acusada de não ter ajudado os Judeus na defesa do centro de coerÊncia e teológico. Na guerra Judaica. Porque é que não ajudaram:
- os cristão esperavam de uma vinda de Cristo. Para eles não importante defender Jerusalém. O que era decisivo era saber quando é que o messias vinha.
- a esperança dos Cristãos e dos Judeus não são coicidentes
- o cristianismo já tinha uma consciencia universalista. Versus ao judaismo. O cristianismo é ser cidadão do Mundo.
- os cristãos reproduziriam o modelo de Jeremias face ao ataque da babilónia. Quando tudo se faz novo, não importa o antigo. Os Cristãos assumem-se como os verdadeiro povo da nova aliança. O evangelho de Mateus é visto como uma verdadeira apologia. O evangelho de Mateus é mais ecclesiológico porque existe uma defesa que mateus faz que a Igreja de Jesus é o verdadeiro herdeiro de Isreael. É Cristo que cumpre aquilo que está prometido

O evangelho de Mateus é uma resposta. Neste sentido a questão da relação não fica resolvida na primiera geração e o evangelho de Mateus vai ser uma chave fundamnetal para iluminar este problema. O evanelho de Mateus faz uma sintese com o evangelho de Marcos. Sabemos que ele leu Marcos mas tem mais que ee tem de específico. É um evangelho mais longo e completo do que marcos. Por que assume outra tradições da vida Cristã. Daí a sua significancia.

Sem comentários:

Enviar um comentário