quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Livro sobre o Evangelho de São Mateus

Partilho convosco, com base na sugestão feita pelo Professor Jorge Coutinho na revista 'Theologica', a edição de um novo livro sobre o Evangelho de São Mateus.

CAZEAUX, Jacques, L'évangile selon Mathieu. Jérusalem entre Bethléem et la Galilée. Essai', coll. «Lectio divina», Les Éditions du Cerf (www.editionsducerf), Paris, 2009, 549 p., 210 x 135, ISBN 978-2-204-09063-6

Excertos da Sinopse do Professor Coutinho:

«Trata-se de um comentário escrito por um especilista na área da literatura. Jacques Cazeaux, doutor em letras, ao mesmo tempo que investigador no CNRS (MOM de Lyon), pôs aqui em obra a sua capacidade de análise e interpretação na base do seu método propriamente literário. Afinal, como escreve no prefácio, "o evangelho [de Mateus] como o resto dos Escritos de Israel é literatura" (p.27). O evangelho em causa não é uma "Vida de Jesus", mas uma construção literária, muito bem arquitectada. Assim, tudo aí - gestos, palavras, ect. - é visto e apresentado pelo comentador como que "naturalizado" no âmbar da Palavra de Deus, isto é, nas Escrituras de Israel. (...) É, pois, no enraízamento das Escrituras de Israel que emerge o rebento do evangelho de Mateus, com a sua figura de Jesus plenificador da Lei e dos Profetas. (...) E se Jesus é "Filho de David", é porque é rei, não porém naquela ordem de realeza, mas no plano de um "reino de Deus". Esta ideia da verdadeira realeza de Jesus, prefigurada nas realezas do AT, constitui, de algum modo, o fio condutor do evaneglho de Mateus, segundo este intérprete. Cazeaux vai origanizando então o seu comentário analítico e interpretativo em blocos do texto mateano. »
Fonte: 'Theologica', II Série, Vol. XLV, Fasc. 1, Outubro, 2010, pp.206-207.

Sem comentários:

Enviar um comentário