Lc 15,1-32
Situação inicial: “1.Todos os cobradores de impostos e pecadores se aproximavam de Jesus para O escutar”
Nó: “2. Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam Jesus, dizendo: «Este homem acolhe os pecadores e come com eles!”.
Acção transformadora: 3. “Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4. Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, será que não deixa as noventa e nove no campo para ir procurar a ovelha que se perdeu, até a encontrar? 5. E, quando a encontra, com muita alegria coloca-a aos ombros”
Desenlace: “Chegando a casa, reúne amigos e vizinhos, para dizer: "Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida"
Situação final: “E Eu declaro-vos: assim, haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”
Classificação de personagens:
- Cobradores de impostos e pecadores – Personagens planas, não entrevêem na história, não se transformam.
- Jesus – É uma personagem redonda, é ele que é posto em causa, e é ele que faz o desenrolar da história através destas parábolas dando assim resposta aos fariseus e aos doutores da Lei.
- Fariseus e os doutores da Lei – Personagens planas, pois não interferem no decorrer da história,
- Amigos e vizinhos – Personagens planas, não entrevêem na história, não se transformam.
Enquadramento:
- Espaço – O micro relato não define o espaço onde as personagens se encontram, apenas diz que “1.Todos os cobradores de impostos e pecadores se aproximavam de Jesus para O escutar”, podemos por a hipótese que Jesus estava num espaço amplo pois todos os cobradores de impostos e os pecadores juntavam-se para ouvir Jesus e por ali perto deviam estar também os Fariseus e os doutores da Lei pois estes aparecem a criticar Jesus, “dizendo: Este homem acolhe os pecadores e come com eles!”.
- Tempo: Sabemos que Jesus está num ocasião rodiado por impuros.Sabemos apenas que estamos perante uma relantização do discurso, ou seja estamos perante um micro-relato contado de forma acelerado com o objectivo de se contar apenas o mais importante que é a salvação da ovelha perdida e de haver “ alegria no Céu por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”.
Sem comentários:
Enviar um comentário