quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

1 | Evangelho de S. Marcos (breve introdução)

Evangelho de S. Marcos

Encontra-se dividido em 16 capítulos, sendo o mais simples e menor, dos três Evangelhos Sinópticos. Considerado o mais antigo de todos, tendo possivelmente servido de fonte para os restantes.

Em toda a obra não existe referência nenhuma relativamente ao seu autor, trata-se tecnicamente, de uma obra anónima. No entanto, existem claras evidências internas e externas que levam a crer que terá sido Marcos, mais conhecido por João Marcos, o seu autor.

Embora, não tenha sido discípulo directo de Jesus, Marcos terá sido companheiro de Pedro, sendo que este se referia a ele como “ Marcos, Meu Filho”[1]. Muitos consideram que o Evangelho de Marcos, será um resumo da Catequese de Pedro.

Relativamente à sua data, considera-se que terá sido escrito entre os anos 60-70 d.C, época próxima com o martírio de Pedro.

Terá sido escrito em Roma, para uma comunidade de caminha, que sente a perseguição, consciente que o Messias já veio, anunciando o Reino dos Céus.

Trata-se de uma comunidade de Cristãos recém convertidos, de pagãos, sendo por isso que Marcos explica certos costumes e práticas do Judaísmo. No seu evangelho, os pagãos não são apresentados de forma negativa, sendo em alguns casos colocados como exemplos positivos, (diferente entre Mt 15, 21-28 e Mc 7, 24-30). Anuncia também com bastante clareza a abrangência mundial do evangelho, (Mc 11, 17; 13, 10).

Não apresenta uma arte literária como o Evangelho de Mateus, mas sim uma linguagem muito simples e por vezes até vulgar. Escreve num grego erudito, prático e funcional. Apresenta uma narração cheia de pormenores e vivacidade, evitando os discursos.

No seu Evangelho, Marcos não pretende contar a história de Jesus, mas sim transmitir a missão do Filho Jesus Cristo, a sua mensagem, tratando-se não de uma Biografia, mas sim de uma colecção de Testemunhos de Fé.

Pretende dar uma resposta mais clara e fundamentada sobre a grande questão “Quem é Jesus?”. Utiliza o desenvolvimento do mistério messiânico de Jesus, como tema unificador do seu Evangelho, organizando a sua história em torna da progressiva revelação da pessoa de Cristo e da consciência messiânica dos discípulos.



Sem comentários:

Enviar um comentário