quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Jesus acalma a tempestade

Análise da passagem bíblia “Jesus acalma a tempestade” presente nos Evangelhos de São Mateus, São Marcos e São Lucas.

Mt 8,23-27 ; Mc 4,35-41 e Lc 8,22-25

O que é comum aos três relatos:

· Jesus e os discípulos estão no barco.

· Surge uma tempestade.

· Perigo de perecerem.

· Jesus vai a dormir durante a tempestade.

· Os discípulos acordam Jesus.

· Jesus pergunta porque é que os discípulos têem medo?

· Onde está a vossa fé?

· Jesus fala imperiosamente ao vento e ao mar.

· A tempestade desaparece e surge a bonança.

· Os discípulos interrogam-se dizendo “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

O que é complementar ou diferente nos três evangelistas:


Nestes três relatos bíblicos sabemos que Jesus e os seus discípulos entraram num barco para passarem para outra margem. Durante a viagem surge uma tempestade que coloca em perigo as vidas dos discípulos. Os discípulos apavorados e cheios de medo acordaram Jesus que dormia tranquilamente. Jesus acorda e aclama a tempestade e os discípulos questionaram-se acerca de quem é aquele que até o mar e o vento lhe obedecem.

Ao lermos estas três passagens bíblicas que nos narram esta situação apercebemo-nos que á primeira vista as passagens são iguais, mas se debruçarmo-nos sobre o texto e se deixarmo-nos interpelar por ele percebemos as suas particularidade de cada evangelista. Facilmente percebemos que o relato de Mt é o mais breve, pretende apenas contar-nos o que aconteceu enquanto o relato de Lucas e principalmente o de Marcos pretende dar-nos mais pormenores acerca do que se passou.

Situação inicial: Início da viagem. É São Marcos que nos dá mais informações acerca do início da viagem como podemos ler “Naquele dia ao entardecer, disse: Passemos para a outra margem. Afastando-se da multidão, levaram-no consigo, no barco onde estava, e havia outras embarcações com Ele”.

Nó: É Marcos que descreve mais pormenorizadamente o surgimento da tempestade “ desencadeou-se então, um grande turbilhão de vento e as ondas arrojavam-se contra o barco, deforma que este já estava quase cheio de água”, “Jesus à popa, dormia sobre uma almofada”. Não só Marcos completa ou seja dá mais pormenores acerca como Jesus dormia “sobre uma almofada” mas ainda nos diz que Jesus estava a dormir na popa do barco, desta forma, mostra que Jesus ia no local mais perigoso e instável do barco, mas que isso não o incomodava e por isso dormia.

Acção transformadora: Em Mt, depois de Jesus ser acordado pelos discípulos, Jesus interroga-os “Porque temeis, homens de pouca fé?” enquanto que em Mc e Lc Jesus aparece primeiro a cessar o vento e o mar e só depois é que questiona os discípulos acerca da fé que eles possuíam. São Mateus dá-nos a entender que é por causa dos discípulos não terem fé que estão cheios de medo e por essa razão decidem acordar Jesus.

Desenlace: O desenlace é semelhante a todos os relatos “e depois veio a calma”, o “vento serenou” ou o “vento serenou e fez-se grande calma”.

Situação final: É marcada pela inquietação e pela pergunta “Quem é este homem, a quem até o vento e o mar obedecem?”. A situação final é comum aos três relatos bíblicos.

1 comentário:

  1. A PAZ DO SENHOR
    Interessante que JESUS tem que está na direção do barco para que tudo tome um curso bom em nossas vidas , mesmo que por hora estejamos em lutas ou provações como passou os discípulo no barco com a tempestade se jesus estiver no barco a luta vai passar as provas vai cessar a tempestade vai acalmar
    Apenas é necessário ter FÉ, fazer uso da FÉ, pois a FÉ é DOM de DEUS, e em FÉ é impossível agradar a DEUS.

    ResponderEliminar