sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Jesus e os Milagres

O grande milagre é a vida de Jesus. A sua decisão por Deus e pelo homem. É o momento da graça.
Os evangelhos é o ponto de vista do Evangelista. São eles que nos mostram o Jesus Histórico. Como é que ele é contado.

Em Marcos temos um Jesus que faz milagres por um processo tarepeutico sem grande pudor. Este é muito próximo de um curador popular. Lucas vai corrigir. Existe um pudor muito grande.
Enquanto que Marcos vai espalhar Milagres, Lucas restringe em 2 capítulos. Em Lucas os milagres estão ao serviço do motivo de salvação. Jesus toma a figura do benfeitor divino: “aquele que vem trazer a esperança, luz das nações…”

Os milagres de Jesus são o lugar. Os milagres não são feitos em função dos discipulos ou em Jesus. Na selecção dos curados há uma intencionalidade de Jesus. E esta está na emergência do Reino de Deus. A partir do 10º capitulo de Marcos deixa de Existir.
Ajuda a interpretar numa forma apocalíptica. O absoluto de Deus. Quer numa missão escatológica de Jesus. Os milagres são grandes programas sociais.
Porque é que existem tantos exorcismos de Jesus? O proprio povo está exorcizado. Ao libertar o demónio na pessoa está a dizer que é possivel libertar o povo.
O impotante não é o milagre em si. Na multiplicação dos pães revela uma mesa impossível onde se dá a ver o reino de Deus. Como é que é possivel comerem todos do mesmo pão? E estarem todos à folta da mesma mesa?

Sem comentários:

Enviar um comentário