quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O incipit do evangelho de Lucas

1Visto que muitos empreenderam compor uma narração dos factos que entre nós se consumaram, 2como no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e se tornaram "Servidores da Palavra", 3resolvi eu também, depois de tudo ter investigado cuidadosamente desde a origem, expô-los a ti por escrito e pela sua ordem, caríssimo Teófilo, 4a fim de reconheceres a solidez da doutrina em que foste instruído.


«(...) se o autor diz que as narrativas existentes já são numerosas e baseadas na tradição “ocular”, é que, para ele, relatar significa algo diferente de fixar por escrito uma tradição originária e oral em vias de desaparecimento.

(...) se o nosso autor se decidiu a contar, foi precisamente por existirem já narrativas autorizadas acerca dos acontecimentos de que ele próprio vai falar. Lucas conhece demasiado bem as Escrituras para ignorar que apresentam, por vezes, várias versões dos mesmos acontecimentos e que, para as diversas gerações bíblicas, o passado se mantivera objecto de constante meditação e reapropriação. O gesto de Lucas é análogo: a sua reformulação narrativa nada tem de repetição ou consignação mecânica, destina-se, sim, a comprovar uma coerência. (...) Lucas quer contar para que se conheça a solidez de coisas já sabidas e aceites. A narrativa não tem, pois, como única função informar – isso já outros fizeram antes dele –, mas também manifestar a verdade de uma vivência. A narrativa ainda não começou e o leitor já sabe que ela consistirá num longo processo de veridicção. (...) a comprovação da solidez da mensagem não é necessariamente provocada por ataques exteriores, faz parte do caminho da fé, tal como Lucas o concebe. A dinâmica da narrativa de Lucas reflecte, de certo modo, a de uma fides quaerens intellectum.

(...) Para Lucas, contar significa, de facto, manifestar a lógica de uma história, nos seus preparativos mais remotos. (...) Não qualificando a sua narrativa como «Evangelho», Lucas dá a entender que, para ele, a Boa Nova não é susceptível de se reduzir à sua (dupla) narrativa. (...) dentro da narrativa da vida de Jesus e por ela unificadas, as Escrituras são dadas a ler.»



Jean-Noël Aletti, Voltar a falar de Jesus Cristo, Ed. Cotovia, Lisboa, 1999, pp. 226-240.

1 comentário:

  1. Free Slots, Blackjack, Roulette & Video Poker Games Online
    What are the best free slot machines and video poker sites?What is the best free slot machines and video poker sites? luckyclub.live

    ResponderEliminar