quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Esquema Quinário – Marcos [Mc 3, 1-6]



Ø Situação inicial – Mc 3,1
Vemos neste versículo uma descrição do local onde Jesus se encontrava e quais as personagens que iram entrar nesta narração, temos que ter em atenção que nem todas são apresentadas neste versículo como é o caso dos doutores da Lei que aparecem implicitamente.
Ø Nó – Mc 3,2
Neste versículo vemos o porquê, vemos a questão desta narração. «ver se iria curá-lo ao sábado». É esta a questão que irá desencadear a accçao de Jesus, a qual surgirá como resposta a este problema.
Ø Acção Transformadora - Mc 3, 3-4
Vemos aqui que Jesus chama para junto de si a personagem que tem a mão paralítica, e que ao fazer coloca, lança para o ar a questão «é permitido ao sábado fazer bem ou mal, salvar uma vida ou matá-la?» aqui o debate é lançado.
Ø Desenlace – Mc3,5
Aqui encontramos a resposta, encontramos a solução para o problema colocado no nó e na acção transformadora. A cura da mão paralítica e a resposta que o próprio Jesus coloca aos doutores da Lei.
Ø Situação Final – Mc 3, 6
Vemos aqui presente uma espécie de sanção de conhecimentos de tudo o que ficou para traz. Vemos que existe uma espécie de conspiração contra tudo o que foi feito anteriormente.





Descrição das personagens



Ø Jesus
Jesus aparece aqui como a personagem principal. Ele é a personagem que tem a acção de toda a narração.



Ø Doutores da lei
Estas personagens são as que foram questionadas por Jesus, foram elas que ouviram a questão, e que tentam encontrar resposta para ela. Mas que com o passar do tempo, com o passar da situação vemos que elas próprias mudam de posição, ao ficarem caladas.


Ø Homem da mão paralítica
Ao dizer que Jesus é a personagem principal, podemos também afirmar que este homem é por assim dizer a personagem secundária. É uma personagem que não tem falas, mas é a personagem que irá beneficiar com todo a acção desenrolada.



Enquadramento do Tempo e Espaço


Ø Espaço
«entrou na sinagoga…»

Sem comentários:

Enviar um comentário