quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Teologia do Evangelho de Marcos: O Evangelho segundo São Marcos é o mais conciso e dinâmico dos quatro Evangelhos.

O espírito do Evangelho de Marcos é evidente logo no primeiro capítulo, onde por 11 vezes usa a palavra grega euthus, “logo” ou “imediatamente”. Transmite constantemente o senso de urgência e iminência à actividade de Cristo por usar esta palavra 42 vezes no seu registo escrito.

No começo do primeiro capítulo, o relato de Marcos diz que Jesus foi baptizado por João no rio Jordão. Já nos versículos 16 a 21, Cristo elege quatro discípulos que o acompanham na sua primeira viagem de pregação na Galileia. Sobre os primeiros dois, Simão e André que eram pescadores, lemos: “E eles abandonaram imediatamente [euthus] as suas redes e o seguiram.” Depois, Jesus escolheu Tiago e João, que estavam consertando suas redes junto com o pai, “e logo [euthus] os chamou”. — Marcos 1:10-43.

O estilo dinâmico e distintivo, de Marcos, é também ilustrado pelo relato nos capítulos nove e dez, onde descreve a multidão como “acorrendo” para Jesus, e, mais tarde, que ela “afluía”. O rico e jovem governante, indagador, “chegou correndo . . . e pôs-se de joelhos” diante de Cristo. Somente Marcos, dentre os escritores dos Evangelhos sinópticos (Mateus, Marcos e Lucas) menciona a forma apressada com se dirigem a Jesus nestes casos. — (Podemos compara: Marcos 9:15, 25; 10:17; Mateus 19:16 e Lucas 18:18).

Para quem escreveu Marcos? É evidente que cada escritor evangélico teria em “mente” um tipo diferente de leitor. Mateus escreveu primariamente aos judeus, destacado pelas suas muitas referências às Escrituras Hebraicas e pela sua preocupação com a genealogia de Jesus, provando sua descendência legítima de Abraão, e de David. Lucas escreveu em benefício do “excelentíssimo Teófilo” e dos povos de todas as nações, remontando sua genealogia até Adão. (Lucas 1:1-4; 2:14; 3:23-38) Assim, cada um usou um estilo diferente, e salientou e enfocou algo diferente. Para quem, em especial, escreveu Marcos?

Outra evidência de que Marcos escreveu principalmente para os gentios é que ele não faz menção noque diz respeito ao nascimento ou à genealogia de Jesus. De facto, inicia o seu relato como ministério de João, o “Baptizador”, e o anúncio do Messias. Marcos foi o primeiro escritor evangélico.

Como é que Marcos retrata a Cristo? Temos dificuldade em acompanhar o passo desse dinâmico fazedor de milagres. Podemos “assistir” a realização de cerca de 19 milagres, em pelo menos 10 locais diferentes nas redondezas da Galileia e da Judeia. Contudo, ajuda-nos ao mesmo tempo a visualizar o compassivo Jesus. Traz à luz pormenores como em nenhum outro Evangelho, e salienta claramente as reacções emocionais de Jesus. Por exemplo:

“As pessoas começaram então a trazer-lhe criancinhas, para que as tocasse; mas os discípulos as censuraram. Vendo isto, Jesus ficou indignado e disse-lhes: ‘Deixai vir a mim as criancinhas’ . . . E tomou as criancinhas nos seus braços e começou a abençoá-las.” — Marcos 10:13-16.

Pedro, a testemunha ocular, recordava-se evidentemente da reacção emocional justa de Jesus. Daí Jesus disse: “Deixai vir a mim as criancinhas; não tenteis impedi-las.” Neste ponto Marcos introduz um toque bem humano que os escritores Mateus e Lucas não mencionam. É como se ele usasse lentes zoom para se aproximar mais e salientar um pormenor ao escrever: “E tomou as criancinhas nos seus braços.” Aqui estão presentes a acção e a compaixão ao mesmo tempo. Visualizamos realmente a Jesus através dos olhos bem humanos e humanitários de Pedro. Para nossa felicidade, o Espírito Santo induziu Marcos a incluir esse pequeno retoque que dá mais colorido e calor humano ao quadro.

O relato de Marcos é dinâmico e vigorosa, dificilmente se consegue acompanhar o itinerário geográfico, há mudanças repentinas de local, um movimento constante. O próprio fim não é um fim mas um recomeço, quando diz que Jesus já não se encontra no sepulcro e que os precede a caminho da Galileia, onde tudo começou.

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