quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Evangelho de Mateus
O Evangelho de Mateus é um dos quatro evangelhos na Sagrada Escritura e o primeiro livro em ordem cronológica apresentado no Novo Testamento. Mateus foi um dos 12 apóstolos que estavam com Jesus Cristo durante o Seu ministério público aqui na terra. Evangelho de
O Evangelho de Mateus é dividido em oito secções que descrevem as partes diferentes da vida de Jesus. Começa com a Genealogia de Jesus que estabelece e prova que Ele era um descendente do Rei David. Esse facto é importante porque é consistente com a descrição do Antigo Testamento sobre o Messias.
O Evangelho de Mateus apresenta muitos factos e lições importantes. Primeiro, esse livro claramente estabelece que Jesus Cristo é o Messias profetizado no Antigo Testamento. Segundo, esse Evangelho prova que Jesus era o Filho de Deus ao mostrar como Ele viveu uma vida perfeita e sem pecado. Terceiro, o Evangelho regista Jesus executando milagres sobre a natureza (acalmando a tempestade; Mateus 8:23-27), curando os enfermos (curando o servo; Mateus 8:5-13) e ressuscitando os mortos (a filha de Jaíro, Mateus 9:18-19). Quarto, Jesus pessoalmente dá-nos muitas lições reais e práticas sobre como Deus quer que as pessoas vivam e respondam às circunstâncias difíceis, e como devem fazer escolhas sobre seu futuro e eternidade. Alguns exemplos incluem: ter fé (9:29), lidar com o medo (8:26), Deus responde as orações (8:2), a promessa de salvação (10:22), obedecer a Deus (15:19), amar ao próximo (19:19), sacrifício (20:22), resolver problemas com a lei (5:25), como dar generosamente a outras pessoas (6:2), perdoar ao próximo que peca contra você (6:14), resistir a tentação (4:2), advertência contra ser um hipócrita (23:28), confessar a Cristo (10:32) e a imagem do céu e inferno (13:49,50). Cada palavra falada e escrita nessa Evangelho pode ser aplicada à vida de uma maneira prática. Claro que um resumo deste tão importante livro pode apenas destacar os pontos mais importantes, e não serve como um substituto do texto actual.
O último capítulo do Evangelho de Mateus especifica a chamada de todos os discípulos de Cristo: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mateus 28:19-20). Essa é a missão de todos os Cristãos que têm um compromisso fiel a Jesus Cristo: propagar as Boas Novas de Jesus Cristo ao mundo e ensinar as lições que Ele comanda.

Sem comentários:

Enviar um comentário