segunda-feira, 1 de novembro de 2010

INTERROGAÇÕES PROFERIDAS POR JESUS NO EVAGELHO DE SÃO MARCOS

Mc 2, 8-9: Jesus percebeu logo, em seu íntimo, que eles assim discorriam; e disse-lhes: «Porque discorreis assim em vossos corações? Que é mais fácil? Dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega no teu catre e anda’?

Mc 2, 25-26: Ele disse: «Nunca lestes o que fez David, quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os que estavam com ele? 26Como entrou na casa de Deus, ao tempo do Sumo Sacerdote Abiatar, e comeu os pães da oferenda, que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e também os deu aos que estavam com ele?»

Mc 3, 4: E a eles perguntou: «É permitido ao sábado fazer bem ou fazer mal, salvar uma vida ou matá-la?»

Mc 3, 23: Então, Jesus chamou-os e disse-lhes em parábolas: «Como pode Satanás expulsar Satanás?

Mc 3, 33: Ele respondeu: «Quem são minha mãe e meus irmãos?»

Mc 4, 13: E acrescentou: «Não compreendeis esta parábola? Como compreendereis então todas as outras parábolas?

Mc 4, 21: Disse-lhes ainda: «Põe-se, porventura, a candeia debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não é para ser colocada no candelabro?

Mc 4, 30: Dizia também: «Com que havemos de comparar o Reino de Deus? Ou com qual parábola o representaremos?

Mc 4, 40: Depois disse-lhes: «Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?»

Mc 5, 9: Em seguida, perguntou-lhe: «Qual é o teu nome?»

Mc 5, 30: mediatamente Jesus, sentindo que saíra dele uma força, voltou-se para a multidão e perguntou: «Quem tocou as minhas vestes?»

Mc 5, 39: Entrando, disse-lhes: «Porquê todo este alarido e tantas lamentações?

Mc 6, 37: Eles disseram-lhe: «Vamos comprar duzentos denários de pão para lhes dar de comer?»

Mc 7, 18-19: Ele respondeu: «Também vós não compreendeis? Não percebeis que nada do que, de fora, entra no homem o pode tornar impuro, 19porque não penetra no coração mas sim no ventre, e depois é expelido em lugar próprio?»

Mc 8, 5: «Quantos pães tendes?»

Mc 8, 12: «Porque pede esta geração um sinal?

Mc 8, 17-20: Mas Ele, percebendo-o, disse: «Porque estais a discorrer que não tendes pão? Ainda não entendestes nem compreendestes? Tendes o vosso coração endurecido? 18Tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis? E não vos lembrais 19de quantos cestos cheios de pedaços recolhestes, quando parti os cinco pães para aqueles cinco mil?» Responderam: «Doze.» 20«E quando parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de bocados recolhestes?»

Mc 8, 21: Disse-lhes então: «Ainda não compreendeis?»

Mc 8, 23: Deitou-lhe saliva nos olhos, impôs-lhe as mãos e perguntou: «Vês alguma coisa?»

Mc 8, 27: Quem dizem os homens que Eu sou?»

Mc 8, 29: «E vós, quem dizeis que Eu sou?»

Mc 8, 36-37: Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? 37Ou que pode o homem dar em troca da sua vida?

Mc 9, 12: porém, não dizem as Escrituras que o Filho do Homem tem de padecer muito e ser desprezado?

Mc 9, 16: Ele perguntou: «Que estais a discutir uns com os outros?»

Mc 9, 19: Disse Jesus: «Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos hei-de suportar?

Mc 9, 21: «Há quanto tempo lhe sucede isto?»

Mc 9, 33: «Que discutíeis pelo caminho?»

Mc 9, 50: O sal é coisa boa; mas, se o sal ficar insosso, com que haveis de o temperar?

Mc 10, 3: Ele respondeu-lhes: «Que vos ordenou Moisés?»

Mc 10, 18: «Porque me chamas bom?

Mc 10, 36: Disse-lhes: «Que quereis que vos faça?»

Mc 10, 38: Jesus respondeu: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu bebo e receber o baptismo com que Eu sou baptizado?»

Mc 10, 51: Jesus perguntou-lhe: «Que queres que te faça?»

Mc 11, 3: E se alguém vos perguntar: ‘Porque fazeis isso?’

Mc 11, 17: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos?

Mc 11, 30: O baptismo de João era do Céu, ou dos homens? Respondei-me.»

Mc 12, 9: Que fará o dono da vinha?

Mc 12, 11: ‘Tudo isto é obra do Senhore é admirável aos nossos olhos?’

Mc 12, 15: «Porque me tentais?

Mc 12, 16: «De quem é esta imagem e a inscrição?»

Mc 12, 24: «Não andareis enganados por desconhecer as Escrituras e o poder de Deus?

Mc 12, 26: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob?

Mc 12, 35: Ensinando no templo, Jesus tomou a palavra e perguntou: «Como dizem os doutores da Lei que o Messias é filho de David?

Mc 12, 37: O próprio David chama-lhe Senhor; como é Ele seu filho?»

Mc 13, 2: «Vês estas grandiosas construções?

Mc 14, 6: Mas Jesus disse:«Deixai-a. Porque estais a atormentá-la?

Mc 14, 14: ‘Onde está a sala em que hei-de comer a Páscoa com os meus discípulos?’

Mc 14, 37: «Simão, dormes?

Mc 15, 34: «Eloí, Eloí, lemá sabachtáni?», que quer dizer: Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?

Sem comentários:

Enviar um comentário