1Dias depois, tendo Jesus voltado a Cafarnaúm, ouviu-se dizer que estava em casa. 2Juntou-se tanta gente que nem mesmo à volta da porta havia lugar, e anunciava-lhes a Palavra. 3Vieram, então, trazer-lhe um paralítico, transportado por quatro homens. 4Como não podiam aproximar-se por causa da multidão, descobriram o tecto no sítio onde Ele estava, fizeram uma abertura e desceram o catre em que jazia o paralítico. 5Vendo Jesus a fé daqueles homens, disse ao paralítico: «Filho, os teus pecados estão perdoados.»
6Ora estavam lá sentados alguns doutores da Lei que discorriam em seus corações: 7«Porque fala este assim? Blasfema! Quem pode perdoar pecados senão Deus?» 8Jesus percebeu logo, em seu intimo, que eles assim discorriam; e disse-lhes: «Porque discorreis assim em vossos corações? 9Que é mais fácil? Dizer ao paralítico: “Os teus pecados estão perdoados?” ou dizer “Levanta-te, pega no teu catre e anda?” 10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar os pecados, 11 Eu te ordeno – disse ao paralítico: levanta-te, pega no teu catre e vai para tua casa.» 12Ele levantou-se e, pegando logo no catre saiu à vista de todos, de modo que todos se maravilhavam e glorificavam a Deus, dizendo: « Nunca vimos coisa assim!»
Momentos do Milagre:
- Aproximação a Jesus | Quatro homens levam um paralítico ao pé de Jesus. “...tendo Jesus voltado a Cafarnaúm, ouviu-se dizer que estava em casa.”, “3Vieram, então, trazer-lhe um paralítico, transportado por quatro homens. 4Como não podiam aproximar-se por causa da multidão, descobriram o tecto no sítio onde Ele estava, fizeram uma abertura e desceram o catre em que jazia o paralítico.”
- Pedido | Entende-se pelo esforço dos homens, que estes pretendem que Jesus cure o paralítico. “4Como não podiam aproximar-se por causa da multidão, descobriram o tecto no sítio onde Ele estava, fizeram uma abertura e desceram o catre em que jazia o paralítico.”
- Problema | Neste milagre o problema surge de dois lados, primeiramente surge devido aos doutores da Lei, que consideram blasfémia o que Jesus diz, quando o vê o paralítico.
Jesus ao ver o paralítico, perdoa-lhe os pecados, “Filho, os teus pecados estão perdoados.”, no entanto, os doutores da Lei, ao ouvirem, questionam-se como é possível Jesus perdoar os pecados, pois apenas Deus poderá perdoar os pecados, “7Porque fala este assim? Blasfema! Quem pode perdoar pecados senão Deus?”.
Em resposta a esta questão, Jesus lança outro problema perguntando “Porque discorreis assim em vossos corações? 9Que é mais fácil? Dizer ao paralítico: “Os teus pecados estão perdoados?” ou dizer “Levanta-te, pega no teu catre e anda?””
- Jesus fala | Perante tal problema, Jesus explica que o Filho do Homem, tem na terra o poder de perdoar os pecados, “10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar os pecados, ...”. Perante tal afirmação, Jesus cura o paralítico, apenas falando, “11 Eu te ordeno – disse ao paralítico: levanta-te, pega no teu catre e vai para tua casa.”.
Jesus apresenta-se assim, como o Messias, reivindicando e exercendo o poder do perdão, sendo o perdão dos pecados um dom messiânico por excelência.
- Cura | Graças à fala de Jesus, o paralítico fica curado, “12Ele levantou-se e, pegando logo no catre saiu à vista de todos...”.
- Resultado | Como resultado, de todo este milagre, surge uma onda de admiração e espanto, por parte de quem o assistiu, “...de modo que todos se maravilhavam e glorificavam a Deus, dizendo: « Nunca vimos coisa assim!» “.
Sem comentários:
Enviar um comentário