- Sinóptico
A palavra sinóptico é utilizada para se referir aos Evangelhos Segundo Marcos, Mateus e Lucas, onde se encontra grande semelhança – daí o uso deste termo grego. Mas, desde quando é utilizado tal termo para estes Evangelhos?
Benito Marconcini[1], no seu livro “Os Evangelhos Sinópticos – Formação, Redacção e Teologia”, esclarece:
“O nome ‘sinóptico’ foi dado aos escritos dos três primeiros evangelhos pelo pesquisador alemão J. J. Griesbach, na sua obra Synopsis evangeliorum [Sinopse dos evangelhos], publicada em Halle, em 1776. Com efeito, Mateus, Marcos e Lucas têm semelhanças e diferenças, a ponto de se tornar possível imprimi-los em três colunas e com uma visão simultânea (syn – hopsis) verificar concordâncias e divergências”.
Desta forma temos uma visão conjunta dos três evangelhos, uma visão simultânea
(syn + hopsis = syn-hopsis).
- Sinópticas – semelhanças
Verifica-se assim que Marcos, Mateus e Lucas têm basicamente uma mesma estrutura, cronologia e geografia.
Há grandes semelhanças e podemos destacar blocos distintos de capítulos para o início da vida pública de Jesus após o baptismo, para o ministério de Jesus na Galileia, para o itinerário que Jesus fez da Galileia até Jerusalém e a actividade de Jesus na própria Jerusalém.
Podemos então constatar:
Acontecimento | Mateus | Marcos | Lucas |
01 Jesus inicia vida pública após o baptismo | 3,1 – 4,11 | 1,1-13 | 1 – 4,13 |
02 Ministério de Jesus na Galileia | 4,12 | 1,14 – 9,50 | 4,14 – 9,50 |
03 Início da pregação | 4,17 -começou a pregar.. | 1,14 - proclamando o evangelho... | 4,14 – ensinava nas sinagogas... |
04 Primeiro milagre | 8,1 – cura de um leproso | 1,21 – cura de um endemoninhado | 3,33 – cura de um endemoninhado |
05 Caminhada de Jesus da Galiléia até Jerusalém | 19 – 20 | 10 | 9,51 – 19,27 |
06 Jesus em Jerusalém | 21 – 28 | 11 – 16 | 19,28 – 24,53 |
Aqui o teólogo segundo a tabela é já perceptível que enquanto Mateus e Marcos dão grande destaque à actividade de Jesus na Galileia, Lucas, por sua vez, destaca a caminhada de Jesus que parte da Galileia até chegar em Jerusalém. Assim teologia lucana dá um outro relevo s este caminhada que não esta presente nos outro doi evangelistas.
- Sinópticos - diferenças
Conforme supra citado, encontram-se diferenças em blocos semelhantes nos três evangelistas sinópticos, por exemplo:
Marcos | Mateus | Lucas | |
- Os relatos da infância: | Não faz referência | Mateus narra dentro de uma perspectiva masculina, dando ênfase ao papel de José; | Lucas faz seu relato dentro de uma perspectiva feminina salientando a figura de Maria. |
- As bem aventuranças: | Não faz referência | Mateus relata oito bem-aventuranças (Mt 5,1-12); | Lucas menciona apenas quatro bem-aventuranças (Lc. 6,20-23). |
- Genealogia: | Não faz referência | Mateus remete até Abraão fazendo três grupos de 14 gerações (Mt 1,1-17); | Lucas relaciona setenta e sete nomes chegando até Adão (Lc. 3,20-38). |
- Jesus ressuscitado: | Marcos remete para a Galileia | Mateus remete para a Galileia | Lucas para Jerusalém. |
Parábolas da misericórdia: | Não faz referência | Mateus não tem | Somente em Lucas (Lc.15) |
Número de Versículos: | 678 Versículos | 1.068 Versículos | 1.149 Versículos. |
O teólogo Benito Marconcini refere ainda que as datas de composição dos Evangelhos determinam a diferença quer no que diz respeito à sua extensão, quer na profundidade da reflexão teológica dos acontecimentos relatados.
[1] Benito Marconcini, nasceu a 1938, é sacerdote desde 1962, doutor em Teologia e Letras Clássicas. Licenciado em Sagrada Escritura e lecciona no Studio Teologico Fiorentino.
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