Este percurso segundo P.J. Achtmeier realça os milagres anteriores a Marcos. O autor insiste segundo suas pesquisas que existem milagres anteriores a Marcos que circulam em forma de duas grelhas idênticas em disposição, mas diferentes no conteúdo
1ª grelha
4,35-5,43; 6,34-44.53
tempestade acalmada, 4,35-41
endemoniado geraseno, 5, 1-20
Cura da hemorroísa, 5, 25-42
Filha de Jairo, 5, 21-23.35-43
1ª multiplicação dos pães
para os6,34-44.53
2ª grelha
6,45-51; 8,22,26; 7,24b-30.
32-37; 8,1-10
Jesus caminha sobre o mar, 6,45-51
Cego de Betsaida, 8,22-26
Siro-fenício, 7,24b-30
Cura do surdo gago, 7,32-37
2ª Multiplicação dos pães
Para os 4000, 8,1-10
Finalmente percebemos estes dados mediante análises linguísticos e literários: a primeira grelha 4,35; 5,21c; 24.33ª e 6,34bc são provavelmente redacionais; 5,24 e 6,34 são manifestamente; são redacionais na segunda grelha, 6,45c.50c.51b;7,36 e 8,1ª. A comunidade que transmitiu as duas grelhas fundava a sua reflexão nas tradições do Judaísmo (helénico) referentes a Moisés; via em Jesus terreno um homem divino (theios aner) comparável a Moisés, e concebia a eucaristia como uma epifania. Era semelhante a comunidade de Corinto.
Mediante a redacção dos versículos anteriormente indicados, a inserção de algumas unidades literárias e algumas modificações na disposição permite distinguir etapas na formação do evangelho e captar melhor por contraste, a teologia do evangelho. cf (Evangelios Sinópticos y Hechos de los apostolos), pg.85.
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